Enoturismo do Douro vai ter com novas ferramentas de comunicação

| Norte
Porto Canal / Agências

Lamego, 05 jun (Lusa) -- O enoturismo do Douro vai passar a contar com novas ferramentas de comunicação que vão ajudar a organizar a oferta da região, de forma a atrair cada vez mais turistas, foi hoje anunciado.

Um guia, um manual de boas práticas, um novo sítio na Internet e aplicações móveis (para os sistemas Ios e Android) são as novas ferramentas, que serão dadas a conhecer na sexta-feira, em Lamego, durante um seminário internacional de enoturismo.

"Se temos paisagens, vinhos de qualidade, centros de receção, quintas, alojamentos, salas de provas de grande nível e aquela forma de receber tão característica que os estrangeiros valorizam, o que é que falta? Falta alguma organização", disse à agência Lusa Miguel Santos, da Beira Douro - Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro.

Miguel Santos explicou que o guia -- a editar em português, inglês e espanhol - é "exclusivamente de enoturismo, só entram produtores de vinho do Douro que se dediquem também à atividade turística".

"É uma novidade, porque normalmente os guias são genéricos, falam quer de enoturismo, quer de outras modalidades de turismo, enquanto o nosso é exclusivamente dedicado ao enoturismo", frisou.

Vão ser também lançadas aplicações móveis que ajudarão os utilizadores a "decidir qual o local onde pretende desfrutar dos vinhos do Douro".

"Uma pessoa pode estar no Porto, escolher uma das 29 quintas aderentes, clicar naquela que pretende visitar e fica com o trajeto até ao local", exemplificou, acrescentando que "todos os contactos ficam acessíveis e pode ser feita a ligação telefónica ou por email para as quintas".

Segundo Miguel Santos, esta ferramenta tem também componentes pedagógicas: "explica um pouco da história dos vinhos do Douro, desde o começo, passando por questões mais técnicas, mas numa linguagem muito acessível, e tem um breve curso de iniciação à prova, explicando como se deve observar, cheirar e degustar".

A ideia foi "lançar ferramentas que ajudem as pessoas, porque o público é muito heterogéneo".

Será também lançado um manual de boas práticas, que ficará disponível na página da Internet e em papel, destinado sobretudo aos operadores de enoturismo, e que faz uma súmula da informação recolhida em quatro regiões vinhateiras de Espanha, Itália, Califórnia e África do Sul.

"É referido o que achamos que pode ser aplicável no território do Douro e aquele que achamos que não é o caminho. Não são puxões de orelhas, são apenas orientações para os operadores no sentido de se organizarem e de lhes mostrar que às vezes pequenas coisas são determinantes para o sucesso deste segmento turístico", explicou.

Miguel Santos realçou que a edição do guia e as restantes ferramentas são apenas "um pequeno passo", sendo o objetivo "integrar cada vez mais parceiros" e "chegar aos mercados da procura".

Na sua opinião é determinante que, por exemplo, os turistas que visitam o Porto "possam pelo menos prescindir de dois dias da sua estada para conhecerem onde o vinho nasce".

"Há bons exemplos de regiões produtoras de vinho que tinham alguma atividade no enoturismo, mas que definhavam, e no espaço de dois anos, sobretudo à custa da organização, conseguiram uma grande transformação", acrescentou.

O seminário internacional que se realiza na sexta-feira em Lamego vai reunir especialistas de Portugal, Espanha, França e Estados Unidos da América.

No final será inaugurado o "Taste Douro", um evento enogastronómico que decorrerá até domingo, no Museu de Lamego e que vai juntar arte, vinho e gastronomia.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.