Autoridades colombianas confirmam morte de ex-guerrilheiro indultado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bogotá, 15 (Lusa) -- As autoridades colombianas confirmaram na sexta-feira o assassínio de um ex-guerrilheiro das FARC, indultado após o acordo de paz firmado com o Governo.

Trata-se de Juan Fernando Amaya, de 23 anos, que pertenceu à Frente 18 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). O jovem foi encontrado degolado no município de Ituango, departamento de Antioquia, informou o autarca local, Hernán Darío Álvarez.

O ex-guerrilheiro recebeu um indulto em abril, através da lei de amnistia que o Congresso colombiano aprovou em 2016 como parte do acordo de paz.

Amaya esteve três anos na prisão Bellavista, de Medellín, pelos crimes de conspiração para fins terroristas, financiamento de terrorismo e rebelião.

A 11 de julho o Governo colombiano informou que, até esse momento, 7.696 ex-guerrilheiros tinham recebido indultos e amnistias.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.