Raul Castro denuncia "perseguição política" contra Lula da Silva no Brasil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Havana, 15 jul (Lusa) -- O Presidente cubano, Raul Castro, denunciou na sexta-feira uma "perseguição política" ao antigo líder brasileiro Lula da Silva, que se vai candidatar às presidenciais de 2018, apesar de ter sido condenado a nove anos e meio de prisão.

"Ao camarada Luiz Inácio Lula da Silva, vítima de perseguição política e de manobras golpistas, exprimimos a nossa solidariedade face à tentativa de impedir a sua candidatura às eleições por desqualificação", declarou Raul Castro no final de uma sessão no parlamento cubano.

"Lula, Dilma Rousseff (presidente destituída em 2016), o Partido dos Trabalhadores e o povo brasileiro terão sempre Cuba ao seu lado", acrescentou.

Lula da Silva, de 71 anos, fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), de esquerda, nos anos 1980 e Presidente do Brasil de 2003 a 2010, foi na quarta-feira condenado em primeira instância a nove anos e meio de prisão por corrupção e branqueamento de capitais. O ex-chefe de Estado aguarda o julgamento do recurso em liberdade.

Símbolo da esquerda brasileira, Lula, que é também alvo de outros quatro processos judiciais, nega todas as acusações contra si e diz ser alvo de uma conspiração para impedir a sua candidatura às presidenciais de 2018.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.