Famílias que pedem cabaz de Natal à Cáritas de Viana triplicaram em cinco anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 11 dez (Lusa) - A Cáritas Diocesana de Viana do Castelo começou hoje a distribuir mais de 300 cabazes de Natal a famílias carenciadas da região, número que praticamente triplicou em apenas cinco anos, admitiu o presidente daquela instituição.

De acordo com José Machado, a instituição entregou há cinco anos pouco mais de uma centena de cabazes de Natal mas, em 2013, face aos pedidos recebidos até novembro, essa distribuição já prevê um total de 315, um por família, chegando a cerca de 1.200 pessoas.

"E tínhamos uma lista de espera, pessoas que já não vão poder ter cabaz porque os pedidos foram muitos e não chegou para todos. Tivemos de cortar", admitiu.

Além de recorrer a produtos cedidos pelo Banco Alimentar, a instituição adquiriu cerca de 8.000 euros de outros bens, para compor cabazes preparados "em função de cada agregado familiar". Nestes não falta o arroz, a massa, os frutos secos e o queijo, além do bacalhau, dos chocolates de Natal e até um ananás.

"Nos últimos anos os pedidos têm subido estrondosamente. É prova das dificuldades que as famílias atravessam, mas felizmente temos muita gente que também nos apoia para podermos dar esta ajuda, numa época que é tão especial", apontou José Machado.

Estes cabazes começaram a ser entregues hoje na sede daquela instituição, distribuição individual que se vai prolongar até sexta-feira, sendo a maioria destinada à população carenciada do próprio concelho de Viana do Castelo.

Em todo o ano de 2013 a instituição, que funciona na dependência da diocese de Viana do Castelo, prevê gastar no apoio social às famílias da região cerca de 80.000 euros. A principal fatia, perto de 20.000 euros, é para a aquisição de medicamentos, próteses e apoio em consultas de especialidade ou na realização de exames complementares de diagnóstico.

Destas verbas, pouco mais de 29.000 euros foram assegurados com peditórios, realizados ao longo do ano, contando a instituição com um apoio financeiro atribuído pela Câmara de Viana do Castelo.

O número de famílias apoiadas pela Cáritas Diocesana de Viana do Castelo também não para de aumentar desde 2006, ano em foram abrangidos 481 agregados familiares. Em 2013, só até 30 de novembro, esse número já vai em 1.356 famílias, que representam 3.718 pessoas apoiadas.

"Primeiro avaliamos a situação da família e depois é que decidimos sobre o apoio social que nos pedem. Pode ir da assistência médica ao apoio no pagamento do aluguer da casa, das contas de água, luz ou gás e até de propinas da universidade. Infelizmente temos de tudo", rematou José Machado.

PYJ // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.