FMI revê previsão de crescimento e diz que fim da recessão do Brasil está próximo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São Paulo, Brasil, 14 jul (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório na noite de quinta-feira afirmando que indicadores económicos recentes sugerem que a recessão do Brasil está próxima do fim.

O FMI elevou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país sul-americano em 2017 de 0,2% para 0,3%. No entanto, o órgão reviu em baixa as estimativas para 2018, que passaram de uma subida de 1,7% para um crescimento de 1,3%.

Já para os anos de 2019 até 2022 a projeção é de uma subida de 2% para a economia brasileira.

Apesar do otimismo, o FMI alertou que "enquanto o fim da recessão [do Brasil] parece estar à vista, uma recente elevação da incerteza política colocou uma sombra sobre a perspectiva económica."

"A capacidade do Governo [do Brasil] de reaizar mudanças no sistema de pensões, um passo necessário para assegurar a sustentabilidade fiscal, ficou mais incerta e, com eleições nacionais marcadas para 2018, está a fechar-se a janela para a ação legislativa", completou.

O FMI também reduziu as expectativas para a inflação brasileira, que passou de 4,4% para 4% em 2017, e de 4,3% para 4% no ano de 2018, tendo em vista que, na avaliação da organização, a recessão abriu espaço para uma queda maior da inflação.

Para os anos de 2019 até 2022 o FMI estimou uma inflação oficial do Brasil será de 4% ao ano.

CYR//ISG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.