PCP critica "indigna condenação" de Lula da Silva

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jul (Lusa) - O PCP criticou hoje a "indigna condenação" do ex-presidente brasileiro Lula da Silva num processo associado "ao golpe de Estado institucional" que levou à queda de Dilma Rousseff em 2016, "ainda em curso" no Brasil.

"A indigna condenação em primeira instância do ex-presidente Lula da Silva pelo Juiz Sérgio Moro consubstancia um processo eminentemente político, parte integrante e indissociável do golpe de Estado institucional que determinou a destituição da presidente Dilma Rousseff", lê-se num comunicado do gabinete de imprensa do PCP.

Para os comunistas portugueses, a condenação tem uma "natureza política" que "se torna tão mais evidente, quando é amplamente denunciada a não comprovação da acusação de que Lula da Silva é alvo" e por a sua candidatura às próximas presidenciais ser "encarada como uma séria ameaça pelos setores golpistas à continuação do seu plano de ataque à democracia e soberania do Brasil, aos direitos políticos, sociais, económicos do povo brasileiro".

Convicto de que "a justiça acabará por ser reposta", o PCP "reafirma a sua solidariedade aos comunistas e demais forças progressistas, democráticas e patrióticas brasileiras, aos trabalhadores e povo brasileiro e à sua luta contra o processo golpista das forças reacionárias e do imperialismo e seu plano anti-democrático, anti-social e anti-patriótico".

Na quarta-feira, Lula da Silva foi considerado culpado de ter recebido vantagens ilícitas da construtora OAS num processo que investiga a propriedade de um apartamento de luxo no Guarujá, cidade do litoral de São Paulo.

A sentença foi dada pelo juiz Sérgio Moro, que conduz os julgamentos em primeira instância da Operação Lava Jato.

O magistrado considerou que Lula da Silva recebeu o apartamento como vantagem indevida para favorecer os interesses da OAS junto do Governo brasileiro.

O ex-Presidente brasileiro foi condenado a nove anos e meio de prisão, mas irá recorrer da sentença em liberdade.

NS (CYR) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.