Governo cria conselho superior para coordenar segurança no ciberespaço

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 jul (Lusa) - O Governo aprovou hoje a criação do Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço visando a "coordenação político-estratégica" da segurança no ciberespaço e a revisão da respetiva estratégia nacional.

De acordo com a resolução do Conselho de Ministros, foi aprovada a criação do "grupo de projeto denominado Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço", cuja missão será a "coordenação político-estratégica para a segurança do ciberespaço e o controlo da execução da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço e da respetiva revisão".

Em conferência de imprensa no final da reunião, a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques afirmou que este "conselho de coordenação" terá na sua composição representantes das várias entidades que atuam neste domínio, incluindo do Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária, Ministério da Defesa, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, entre outras.

"A Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço tem como propósito garantir a proteção e a defesa das infraestruturas críticas e dos serviços vitais de informação, e potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço", refere o comunicado do Conselho de Ministros.

SF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.