Candidatura PSD/PPM ao Porto lamenta "enorme perda de tempo" em processo da EMA

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 13 jul (Lusa) -- O candidato da coligação PSD/PPM à Câmara do Porto, Álvaro Almeida, saudou hoje a escolha do Porto para a candidatura à sede da Agência Europeia do Medicamento, lamentando porém a "enorme perda de tempo" causada pelo Governo.

Em comunicado, a coligação "Porto Autêntico" recorda que "inicialmente o Governo do Partido Socialista optou por candidatar a cidade de Lisboa, e só depois de Álvaro Almeida ter colocado a questão no espaço público demonstrando que o Porto é a melhor solução nacional para sediar a EMA (através de nota enviada em 29 de abril) e de as forças políticas e sociais da cidade e da Região se terem pronunciado e feito pressão, o Executivo mudou de posição".

"As razões que justificam esta escolha são inequívocas e são essencialmente as apontadas desde o início pelo nosso candidato. A atitude inicial do Executivo significa apenas uma vez mais que o tique centralista do Estado continua bem vivo e que a unidade demonstrada na defesa da solução agora apontada é o caminho para futuro", acrescenta.

Lamentando que o "Governo tenha esquecido o Porto como candidatura óbvia desde o primeiro momento" a coligação PSD/PPM alerta agora para "a enorme perda de tempo derivada da primeira opção do Governo e também da inércia da Câmara Municipal do Porto que demorou tempo de mais a reagir, o que faz com que o tempo para preparar a candidatura possa não ser suficiente para um bom trabalho".

"A Porto Autêntico coloca-se desde já à disposição do coordenador da candidatura para colaborar em tudo que esteja ao nosso alcance e insta a todos os portuenses para fazerem o mesmo para reforçar as probabilidades de sucesso desta a sua difícil tarefa", assinala.

O Conselho de Ministros decidiu hoje candidatar a cidade do Porto para acolher a sede da Agência Europeia de Medicamento (EMA na sigla em inglês), anunciou hoje a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques.

No final da reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência disse que foi decidido que o Porto é a cidade portuguesa que "apresenta melhores condições para acolher a sede daquela instituição".

"O Porto está mais próximo do centro da Europa, está mais perto do centro da Península (Ibérica)", assinalou por seu lado o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

LIL (SF) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.