CGTP diz que reunião com 'troika' fez perceber que cortes vão manter-se por muitos anos

CGTP diz que reunião com 'troika' fez perceber que cortes vão manter-se por muitos anos
| Política
Porto Canal

O secretário-geral da CGTP disse que a 'troika' afirmou na reunião de hoje que o memorando foi o início de um processo de ajustamento que se vai prolongar, o que foi interpretado como mais cortes no futuro.

"Foi transmitido que o memorando de entendimento foi apenas o início de um processo de ajustamento que vai continuar por muitos anos", disse hoje aos jornalistas Arménio Carlos, à saída da reunião dos parceiros sociais com os representantes da 'troika', na sede do Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa.

Segundo o dirigente sindical, estas declarações foram interpretadas pela CGTP como significando que continuará a ser imposta "mais austeridade" e mais "cortes salariais e de pensões" aos portugueses.

O líder da central sindical disse ainda que os responsáveis da missão da 'troika', que estão em Portugal desde 04 de dezembro para a décima avaliação ao programa de ajustamento, não se referiram explicitamente à necessidade de fazer cortes salariais, mas que referiram que "os custos de produção são negativos para a competitividade", o que a central sindical traduziu como a intenção de "recolocar a discussão sobre os salários" como entrave à competitividade.

A CGTP disse ainda que questionou por várias vezes o chefe da missão da 'troika' (composta pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) sobre o aumento do salário mínimo nacional.

"O que se nota é que há cumplicidade entre a 'troika' e o Governo para encontrar pretextos para não aumentar o salário mínimo nacional", disse o dirigente sindical, acrescentando que os 432 euros líquidos que leva para casa quem recebe o salário mínimo não é suficiente para ir acima do limiar da pobreza, o que devia "corar de vergonha" quem é contra o aumento deste rendimento dos trabalhadores.

Pelo aumento dos salários, a CGTP vai lançar um movimento no início do próximo ano. Já entre 16 e 20 de dezembro, a central sindical organiza uma semana de protestos, que culminará com uma vigília junto à Presidência da República, a 19.

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.