Portugal tem que adotar regras anti monopólio da UE em dois meses

Portugal tem que adotar regras anti monopólio da UE em dois meses
| Economia
Porto Canal com Lusa

A Comissão Europeia quer que Portugal adote, em dois meses, as regras europeias sobre ações de indemnização no domínio das regras anti monopólio, sob pena de ter que responder perante o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE).

A legislação em causa (Diretiva 2014/104/UE) auxilia os cidadãos e as empresas a exigir uma indemnização quando são vítimas de infrações às regras anti monopólio da UE, por exemplo, cartéis ou abusos de posições dominantes no mercado.

Para além de Portugal, também a a Bulgária, o Chipre, a República Checa, a Grécia, a Letónia e Malta não cumpriram com a obrigação de transpor para as respetivas legislações nacionais as regras de concorrência em causa no prazo estipulado: até 27 de dezembro de 2016.

Os sete Estados-membros têm dois meses para notificar a Comissão sobre as medidas adotadas para aplicar a diretiva e, caso a resposta não satisfaça, Bruxelas poderá decidir instaurar ações contra eles no Tribunal de Justiça da UE.

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.