Câmara de Paredes reduz orçamento em 43 ME e aconselha Estado a seguir exemplo

| Política
Porto Canal / Agências

Paredes, 11 dez (Lusa) - O presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira (PSD), exortou os organismos do Estado a seguirem o exemplo de consolidação orçamental da autarquia, que prevê, em 2014, uma redução de 43 milhões de euros na despesa.

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que aquele montante, que consta da proposta de orçamento, representa uma redução no valor global do orçamento de 33,9% face a 2013.

Para o autarca, se os organismos do Estado fizessem o mesmo esforço o país não estaria nas condições atuais.

Esta contenção, assinalou ainda, revela a vontade de Paredes "contribuir para a consolidação das contas públicas nacionais, num momento de difícil conjuntura económica e financeira", dando sequência ao que já foi realizado em 2013.

Segundo adiantou Celso Ferreira, este ano foi possível reduzir a dívida em 19,3 milhões de euros, o que representa, frisou, 27,5% do total.

"É um dado extremamente relevante, por ter sido conseguido em ano de eleições autárquicas, quando é mais fácil e tentador cair em despesismo, mas também, e sobretudo, num ano em que fomos a segunda câmara do país que mais investimento realizou, logo a seguir a Lisboa", referiu.

O presidente da Câmara revelou que, da atual dívida de 53 milhões de euros, "apenas 3,1 milhões correspondem a dívida vencida de curto prazo".

Celso Ferreira considerou que o orçamento da autarquia para 2014 traduz um "compromisso de consolidação, rigor e disciplina na gestão", marcando "o virar de um novo ciclo após a conclusão da carta educativa".

Para 2014, o orçamento prevê uma dotação de 83,9 milhões de euros, menos 43,1 do que em 2013, diminuição que, não obstante, segundo o presidente, não terá "qualquer redução ao nível dos apoios sociais".

O autarca considerou que o esforço em curso é "fundamental para preparar o município para uma nova vaga de investimentos, nomeadamente através do novo Quadro Comunitário de Apoios".

Evidenciou, por outro lado, o esforço para diminuir o prazo de pagamento a fornecedores, assumindo que o objetivo é reduzir para 60 dias em 2014. Em 2012, vincou, já foi possível realizar progressos a esse nível, passando dos 283 dias para os 175.

Para 2014, apesar da anunciada redução da dotação global, Celso Ferreira sublinhou que a autarquia "não deixará de prestar especial atenção ao apoio às famílias mais carenciadas, assumindo que vai manter-se o Programa "Paredes Ajuda +", com um conjunto de apoios.

Manter-se-ão, igualmente, a redução em 20% da participação municipal nas receitas do IRS e a taxa de máxima de IMI.

Novidade neste orçamento é a isenção de derrama ser alargada a todas as empresas que realizem investimento, com criação de emprego, no ano de 2014.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".