Festival 'Marés Vivas' tem dois dos três dias esgotados e nova localização em 2018

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 13 jul (Lusa) -- O Festival Marés Vivas, que se realiza em Gaia, de sexta-feira a domingo, já esgotou dois dos três dias, há um mês e, contará, em 2018, com uma nova localização, disse hoje à Lusa a organização.

"Os dias 15 [sábado] e 16 de julho [domingo] já estão completamente esgotados desde o início de junho, restando apenas bilhetes para dia 14 de julho [sexta-feira], mas acredito que irão igualmente esgotar e, assim sendo, teremos uma lotação de cerca de 90 mil pessoas", disse o diretor da Pev Entertainment -- Artes & Entretenimento, Jorge Lopes, responsável pelo evento.

Considerando que o Marés Vivas tem vindo "cada vez mais" a ganhar notoriedade internacional, dado o seu "selo de qualidade", Jorge Lopes vincou que ter Sting e Scorpions como cabeças-de-cartaz foi a "cereja em cima do bolo" este ano, levando a que a procura fosse maior, dado os "fãs" que estes artistas têm em Portugal e no mundo.

O diretor do festival afirmou que em "formato vencedor" não se mexe, logo este ano não foram feitas alterações "de fundo", apenas "aprimoramentos", sendo a única novidade a alteração de local para 2018.

A certeza é que no próximo ano o Marés Vivas não se realizará na Praia do Cabedelo, em Gaia, mas Jorge Lopes não revela o novo local porque "ainda não está fechado", havendo "duas opções em aberto".

O responsável frisou, no entanto, que o evento irá continuar em Gaia, à beira-rio ou junto ao mar, num espaço "ainda maior" e com capacidade para acolher mais pessoas, aumentando assim a sua dimensão e importância.

No final de 2015, a Câmara de Vila Nova de Gaia divulgou que o festival de verão teria de mudar de local, porque os terrenos são privados e o proprietário quer iniciar construção, escolhendo um novo espaço junto à reserva do Estuário do Douro.

Esta opção, que acabou por não vingar, motivou críticas de ambientalistas e a apresentação de duas providências cautelares pela Quercus.

Uma das ações judiciais da Quercus levou à suspensão das obras de preparação do terreno para o festival, atrasando a primeira etapa de preparação do novo Parque Urbano Municipal e impedindo a montagem atempada do equipamento.

Esta mudança de local não impediu, no entanto, a PEV Entertainment de começar a preparar o Marés Vivas de 2018, existindo já negociações com artistas, revelou.

O festival arranca na sexta-feira com a banda inglesa de Indie Rock e Rock Alternativo, formada em 2010, Bastille a subir ao palco principal, onde também irá atuar o cantor Tim Chaplin, cuja voz é conhecida dos Keane, e os portugueses Diogo Piçarra e Agir.

No sábado, o nome maior é a banda alemã Scorpions, que regressa a Gaia oito anos depois com a digressão dos 50 anos de carreira e o seu último álbum "Return to Forever", o seu 18.º editado em fevereiro de 2015. Nesse dia, atuarão ainda Lukas Graham, os Amor Electro e Expensive Soul.

No último dia, o mais aguardado, será a vez de Sting, que se tornou conhecido enquanto vocalista dos The Police, banda que formou com Setwart Copeland e Andy Summers, em 1977. Joe Summer, filho de Sting, o brasileiro Seu Jorge e o português Miguel Araújo compõem o resto da noite.

Além do palco principal, o Marés Vivas tem o Palco Beirão com música mais eletrónica, o Palco Santa Casa, com novos talentos da música portuguesa, e o Palco RTP Comédia, com nomes do humor nacional.

SYF // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.