Presidente norte-americano chega a Paris

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Paris, 13 jul (Lusa) -- O Presidente norte-americano, Donald Trump, aterrou hoje em Paris para um encontro com o homólogo Emmanuel Macron e participar no tradicional desfile militar de 14 de julho, anunciou a Casa Branca.

Trump vai dedicar a manhã a encontrar-se com civis e militares norte-americanos, antes de começar a parte diplomática e comemorativa da visita.

O chefe de Estado norte-americano chega à capital francesa como convidado de honra de Emmanuel Macron, que o recebe para uma reunião no palácio do Eliseu, seguindo-se uma visita guiada ao túmulo de Napoleão Bonaparte e um jantar na Torre Eiffel.

O Presidente dos Estados Unidos assistirá ao desfile do feriado nacional francês, que este ano tem os Estados Unidos como país convidado para comemorar o 100.º aniversário da entrada das tropas norte-americanas na Primeira Guerra Mundial.

A luta contra o terrorismo e as alterações climáticas, em que os dois responsáveis mantêm posições divergentes, vão dominar o diálogo entre Trump e Macron.

O encontro entre os dois Presidentes tem sido anunciado por ambos os governos como uma ocasião para aprofundar os laços que ligam os Estados Unidos e França.

Na sexta-feira, dia nacional de França, ou Dia da Bastilha, as tropas dos Estados Unidos abrem a parada do tradicional desfile militar nos Campos Elísios, no centro de Paris.

As autoridades francesas salientaram que a sua presença será "simbólica", que a cooperação militar entre os dois países é "perfeita" e que as relações bilaterais nesta área passam por um momento bom.

ISG (ANP) //EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.