Seul quer estudar impacto da revisão de acordo comercial com Estados Unidos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 13 jul (Lusa) -- A Coreia do Sul aceitou hoje enviar um representante a Washington, para rever o tratado de comércio livre com os Estados Unidos, mas sublinhou a importância de uma análise prévia dos impactos económicos do acordo.

Seul "enviará um representante de alto nível aos Estados Unidos" para tratar de prazos e agendas, indicou em comunicado o Ministério do Comércio sul-coreano.

De acordo com o tratado, o comité de revisão deve reunir-se no prazo máximo de um mês, depois de um pedido de uma das partes signatárias.

O Governo sul-coreano considerou que antes de se realizarem as "possíveis emendas e modificações" sugeridas por Washington seria conveniente reunir funcionários dos dois países para que "estudem, analisem e aconselhem" sobre os diferentes impactos económicos do tratado, em vigor desde 2012, referiu a nota.

Numa carta ao Governo sul-coreano, o representante do gabinete de comércio externo dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, solicitou a ativação de um mecanismo para que as duas partes se reúnam em Washington para "considerar (...) possíveis emendas e modificações" ao tratado.

Lighthizer apontou como principais problemas para Washington "o acesso ao mercado coreano para as exportações norte-americanas" e o "significativo desequilíbrio comercial".

No ano passado, o défice comercial dos Estados Unidos em relação à Coreia foi de 27.700 milhões de dólares, quase o dobro dos 16.600 de 2012.

O Ministério do Comércio sul-coreano recordou que a convocatória do comité "não implica que ambas as partes tenham começado a renegociar" o acordo, já que Washington fala, na carta, de "emendas e modificações" e não de renegociar o tratado.

"A mesa de renegociação abre-se quando os dois países acordarem fazê-lo", concluiu o comunicado sul-coreano.

A proposta de Washington está em linha com as políticas protecionistas do Presidente Donald Trump.

Desde que Trump chegou, em janeiro, à Casa Branca, já retirou os Estados Unidos do Acordo Transpacífico (TPP), com outras 11 nações, e anunciou a renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TLCAN), com o Canadá e o México.

ISG //EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.