Sismo de magnitude 6,4 atinge Papua Nova Guiné

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Banguecoque, 13 jul (Lusa) -- Um sismo de magnitude 6,4 atingiu hoje a ilha da Nova Irlanda, no leste da Papua Nova Guiné, sem que tenha sido declarado alerta de 'tsunami'.

Segundos dados preliminares do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que regista a atividade sísmica em todo o mundo, o hipocentro situou-se a 47 quilómetros de profundidade e o epicentro a 110 quilómetros de Kokopo, uma localidade com 20 mil habitantes na província da Nova Bretanha Oriental.

Em 1998, um sismo de magnitude 7 registado no mar de Bismarck, no leste do país, causou uma onda gigante que arrasou dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.

A Papua Nova Guiné fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, que regista cerca de sete mil abalos sísmicos por ano, a maioria dos quais moderados.

De acordo com o USGS, 90% dos sismos que ocorrem no mundo acontecem no Anel de Fogo do Pacífico.

ISG //EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.