Vaga de calor atinge grande parte da China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 13 jul (Lusa) - Uma onda de calor atinge esta semana grande parte da China, com algumas cidades a registarem temperaturas superiores a 40 graus, levando as autoridades a recomendar que se reduza o tempo passado ao ar livre.

Segundo os serviços meteorológicos da China, a vaga de calor atinge hoje 21 províncias, num total de 3,64 milhões de quilómetros quadrados.

Em Pequim, sede de um município com cerca de 21,5 milhões de habitantes e quase seis milhões de automóveis, os serviços meteorológicos preveem uma temperatura máxima de 39 graus Celsius para hoje.

Em algumas áreas das províncias de Hebei, Shanxi e Shaanxi e da região do Xinjiang, no norte do país, as temperaturas atingiram esta semana 42 graus.

A temperatura mais alta, de 47,8 graus, foi registada na cidade de Turpan, no Xinjiang.

Em Xangai, a "capital" económica da China, as temperaturas máximas superam os 35 graus.

As autoridades recomendam que se reduza o tempo passado ao ar livre, sobretudo entre as 10 e as 16 horas, e que se consuma pelo menos dois litros de água por dia.

Segundo o Centro Nacional de Meteorologia, a onda de calor no sul resulta de uma faixa de alta pressão atmosférica, caracterizada por ventos calmos e quentes, provenientes de regiões tropicais, enquanto que no norte se deve principalmente a outra alta pressão quente formada no continente.

JOYP //ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.