Governo diz que prioridade é a recuperação das habitações de Pedrógão Grande

| Política
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 12 jul (Lusa) - O ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse hoje que a prioridade nos concelhos da região Centro afetados pelos incêndios é a recuperação das habitações através do fundo Revita, criado com verbas da solidariedade nacional.

"Há muita solidariedade nacional que está a ser canalizada para este território, de forma organizada. Como primeira prioridade estão as habitações", explicou Pedro Marques.

O governante falava aos jornalistas no final de uma visita aos trabalhos de reconstrução de habitações afetadas pelos incêndios de junho em Pedrógão Grande, que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos.

Adiantou ainda que o trabalho do Governo começou logo no momento em que o incêndio foi extinto, nos primeiros dias com apoio social a ser prestado às pessoas.

"Assim que o incêndio foi dado como controlado, estivemos a começar um trabalho que durou 10 dias, que foi o levantamento dos prejuízos e das necessidades de intervenção. O Governo já aprovou uma resolução em Conselho de Ministros que define todas as intervenções que vamos desenvolver nas diversas áreas (...) e também no apoio à reconstrução da habitação", disse.

O ministro explicou que esteve no terreno a definir as regras para que as obras possam avançar, sendo financiadas pela solidariedade nacional e, em caso de necessidade, pelo Estado.

"Definimos por um lado a elegibilidade, definimos que as obras até cinco mil euros podem avançar, basta que haja um orçamento e uma fatura", disse.

A prioridade é a recuperação de habitação: "Hoje puderam verificar três casas concretas que estão em recuperação e muitas mais vão para o terreno agora, porque todas as obras mais pequenas até cinco mil euros podem avançar rapidamente".

Pedro Marques adiantou ainda que em primeiro lugar estão as primeiras habitações, cujo financiamento é a 100%, através do fundo Revita.

Numa segunda linha, existem linhas de crédito para as segundas habitações ou mesmo para casas que estavam devolutas e cujos proprietários as queiram recuperar.

"A Caixa Geral de Depósitos tem uma linha de financiamento disponível com condições específicas. Essas regras e disponibilidade da linha de crédito já estão no terreno, não são promessas", frisou.

Já em relação à recuperação das empresas, disse que não será feita a 100% com fundos públicos e adiantou que já foi iniciada a reprogramação do programa Operacional do Centro, sendo certo que conta com a solidariedade da Comissão Europeia, apesar dos fundos estarem orientados para a inovação das empresas.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.