Taxa de desemprego no Reino Unido cai para 4,5%, nível mais baixo dos últimos 42 anos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 12 jul (Lusa) - A taxa de desemprego no Reino Unido desceu para 4,5% entre março e maio, menos quatro décimas do que no mesmo período do ano passado e a mais baixa desde 1975, informou hoje a agência de estatísticas britânica.

Além desta descida, a taxa de emprego subiu para 74,9% entre março e maio, o nível mais alto desde 1971.

No período em referência, a taxa de inflação foi de 2,9% face ao trimestre homólogo de 2016 e os analistas antecipam um acréscimo desta nos próximos meses devido ao encarecimento das importações causado pela debilidade da libra, que tem estado a desvalorizar-se desde a votação a favor do 'Brexit' em 23 de junho de 2016.

Entre março e maio, o desemprego, que inclui os beneficiários do subsídio e as pessoas que não recebem, desceu em 64.000 pessoas para se cifrar em 1,49 milhões, indicou a Office for National Statistics (ONS).

Entretanto, o número de pessoas que beneficiam do subsídio de desemprego aumentou no mês passado em 6.000, para um total de 829.000 pessoas, segundo os dados da ONS.

Os salários médios dos trabalhadores desceram 0,3% em maio face ao mês anterior.

O nível de inatividade - proporção de pessoas entre 16 e 64 anos que não é economicamente ativa - foi entre março e maio de 21,5%, menos duas décimas do que no mesmo período de 2016.

O analista de estatística da ONS Matt Hughes afirmou hoje que, apesar do mercado laboral ser "forte", há um decréscimo dos salários em geral, enquanto a inflação sobe.

MC // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.