Primeiro-ministro japonês visita zonas atingidas por tempestade no sudoeste do país

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 12 jul (Lusa) -- O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, iniciou hoje uma visita às zonas do sudoeste do país, atingidas por inundações, depois de ter antecipado o fim da deslocação à Europa.

Abe chegou esta manhã à ilha de Kyushu, onde vai visitar as cidades de Hita, na prefeitura de Oita, e Asakura e Toho, na prefeitura Fukuoka, onde as chuvas intensas desencadeadas pela passagem de um tufão causaram inundações e deslizamentos de terras na semana passada.

A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres japonesa confirmou 25 mortos, 22 em Fukuoka e três e Oita. Uma pessoa está desaparecida.

A agência referiu que 14 mil pessoas, a maioria em Fukuoka, ainda estão em abrigos.

As chuvas geradas pelo tufão "Nanmadol" atingiram partes da ilha de Kyushu, destruindo casas, estradas e plantações de arroz.

Abe estava em viagem na Europa depois de participar na cimeira do G20 na Alemanha. O primeiro-ministro nipónico cancelou a visita à Estónia, a última etapa da viagem, e voltou ao Japão um dia mais cedo que o planeado.

ISG //EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.