Congressistas republicanos incluem 1,4 mil milhões de euros para muro no orçamento

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 12 jul (Lusa) -- Os congressistas republicanos vão incluir no orçamento de 2018 os 1.600 milhões de dólares que a Casa Branca solicitou para construir um muro entre os Estados Unidos e o México.

De acordo com o projeto divulgado na terça-feira, a proposta do Comité de Apropriações da Câmara dos Representantes também prevê 100 milhões de dólares (cerca de 87 milhões de euros) para a contratação de 500 agentes para as patrulhas fronteiriças e 185,6 milhões para um milhar de agentes migratórios.

Estes números coincidem com os solicitados em finais de maio pela Casa Branca através do seu gabinete de administração e orçamento.

Trump solicitou 1.600 milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros) para construir 51,5 quilómetros de muro na zona de Valle del Río Grande (sul do Texas) e 45 quilómetros de cerca na mesma zona.

Também deseja erguer outros 22,5 quilómetros de muro na zona de San Diego (Califórnia) para substituir o existente.

Estas são algumas das zonas "com mais detenções" em toda a fronteira sul e onde o muro "impedirá a passagem de traficantes de droga e de pessoas", segundo o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Apesar do acordo entre os republicanos, que dominam a Câmara dos Representantes, não é claro que o Congresso aprove estes orçamentos, já que para obter "luz verde" do Senado é preciso um mínimo de oito votos dos democratas.

ISG //EJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.