Dia do futebol passa a celebrar-se em 10 de julho, data da conquista do Euro2016

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deliberou hoje, em reunião de direção, que o dia 10 de julho, data da conquista do primeiro título europeu pela seleção portuguesa, passará a designar-se por 'Dia do Futebol'.

Neste dia passarão a realizar-se jogos de futebol popular espalhados por todo o país como forma de homenagear e celebrar a conquista histórica do primeiro título europeu pela seleção portuguesa.

Já na segunda-feira, no âmbito da comemoração do primeiro aniversário da vitória de Portugal frente à França, a RTP 1 transmitiu a primeira parte de um documentário realizado pela FPF e que relembra passo a passo a jornada mais épica do futebol nacional.

No filme, cuja apresentação será hoje finalizada no canal estatal, são apresentadas imagens inéditas dos bastidores da seleção durante todo o torneio e os principais intervenientes, jogadores, equipa técnica e elementos do 'staff' revelam alguns dos episódios que culminaram com a conquista do Troféu Henry Delaunay, no Estádio de França, frente à seleção anfitriã.

Portugal venceu a partida com um golo de Éder, quando decorriam 109 minutos da partida, já no prolongamento.

Do programa eleitoral do presidente da FPF, Fernando Gomes, já constava a criação de um 'Dia do Futebol', que fosse dedicado à prática do futebol nos locais mais improváveis, levando o 'desporto-rei' de volta às ruas, com praticantes de todas as idades.

A instituição do 'Dia do Futebol' no dia 10 de julho visa assinalar a importância histórica da conquista do Campeonato da Europa por Portugal.

JEC // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição eleito o segundo melhor driblador do mundo

Francisco Conceição é o segundo melhor driblador do mundo, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES), sendo o único de uma equipa portuguesa a integrar a lista.

FC Porto (Sub-19): Indomáveis e fatais

Barcelona, Shakhtar Donetsk, Antuérpia, AZ Alkmaar, Mainz. Uma histórica formação de alguns dos melhores craques da história do desporto, um campeão europeu em título e um emblema determinado a surpreender tudo e todos. O FC Porto superou várias provas de fogo no caminho para a final four da Youth League e agora, com os olhos no troféu Lennart Johansson, vai tentar ultrapassar o quinto classificado do campeonato italiano de Sub-19 e o vencedor do duelo entre Olympiacos e Nantes no Colovray Sports Centre, em Nyon.

FC Porto (Bilhar): Portistas garantem final da Taça

O FC Porto é o primeiro finalista da Taça de Portugal de bilhar às três tabelas após vencer o Clube de Bilhar da Amadora, por 2-1, nas “meias” da prova rainha.