Homem condenado na Arábia Saudita por esbofetear mulher

| Mundo
Porto Canal / Agências

Riade, 05 jun (Lusa) - Um cidadão saudita foi hoje condenado a 10 dias de prisão e 30 chibatadas por ter esbofeteado a mulher, um veredito inédito na Arábia Saudita, um dos regimes que mais limitam os direitos das mulheres, noticiou hoje a imprensa local.

Segundo o jornal diário Al-Sharq, um tribunal da província oriental proferiu na terça-feira o veredito, na sequência de uma queixa da mulher, que afirma ter sido esbofeteada pelo marido durante uma discussão e apresentou um certificado médico para sustentar a queixa.

A queixosa foi convidada pelo tribunal "assistir à flagelação do marido para o ver sofrer", segundo o jornal, que acrescenta que o homem deverá ainda frequentar "um curso de formação sobre vida conjugal".

O marido justificou ter dado uma bofetada à mulher por que "ela faltou ao respeito a membros da sua família", prossegue o diário, citando fonte judicial.

Uma organização social, a Fundação Rei Khaled, lançou nas últimas semanas uma campanha mediática para denunciar a violência contra as mulheres naquela monarquia conservadora.

Na Arábia Saudita, onde se aplicam rigorosamente os preceitos do Islão, as mulheres são discriminadas na legislação e na vida quotidiana, não sendo suficientemente protegidas contra a violência, incluindo familiar, denuncia a Amnistia Internacional no seu mais recente relatório anual.

As mulheres são obrigadas a andar na rua completamente cobertas, não podem viajar sem a autorização do marido ou de outro homem da família, não podem comer sozinhas em restaurantes e continuam proibidas de conduzir apesar das várias campanhas para abolir essa proibição.

CFF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.