Estado de saúde de dissidente chinês Liu Xiaobo agravou-se

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 11 jul (Lusa) -- O estado de saúde do dissidente chinês Liu Xiaobo agravou-se nas últimas horas com a falência de vários órgãos, informou hoje o hospital onde o prémio Nobel da Paz 2010 está internado.

Liu, 61 anos, tem uma infeção abdominal, peritonite, disfunção de órgãos e choque séptico, precisou o estabelecimento de saúde, adiantando que os médicos estão a fazer todos os esforços para lhe salvar a vida.

"O paciente continua a receber cuidados de emergência", indica num comunicado o hospital universitário de Shenyang (nordeste da China), que na segunda-feira tinha revelado que o opositor estava "num estado crítico".

Liu foi colocado em liberdade condicional e hospitalizado após ter sido diagnosticado em maio com um cancro do fígado em fase terminal. Antes, tinha passado mais de oito anos preso, condenado por subversão.

Pequim continua a recusar que o dissidente seja tratado no estrangeiro, apesar de vários países, entre os quais a Alemanha e o Reino Unido, terem voltado a apelar à China na segunda-feira para que permita a saída de Liu Xiaobo.

Questionado sobre este assunto, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, apelou hoje àqueles países para "não interferirem nos assuntos internos da China, sob pretexto (de defender) um caso particular".

"Estou muito preocupado: ele arrisca-se a morrer preso, porque as autoridades chinesas rejeitam o seu pedido de ser tratado no estrangeiro (...) É muito triste e escandaloso ver um laureado com o prémio Nobel ser tratado deste modo", declarou à agência France-Presse Patrick Poon, responsável pela China da Amnistia Internacional.

O ativista, intelectual e dissidente foi detido por ter participado na redação de um manifesto conhecido por "Carta 08", em que se exigiam reformas fundamentais no regime chinês.

PAL // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.