Grupo chinês Wanda vende maioria dos seus parques temáticos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 11 jul (Lusa) - O conglomerado chinês Wanda Group, que nos últimos anos protagonizou várias aquisições importantes além-fronteiras, está a vender a maioria dos seus parques temáticos, retirando-se de um setor onde ambicionou competir com a Walt Disney.

A empresa anunciou a venda de 13 parques e 76 hotéis ao grupo chinês Sunac China Holdings Ltd., por 63,2 mil milhões de yuan (8,1 mil milhões de euros).

A operação permitirá ao Wanda Group pagar parte das dívidas, depois de uma rápida expansão nos setores do entretenimento e turismo.

O grupo é dirigido por Wang Jianlin, considerado o homem mais rico da China, com uma fortuna avaliada em 30 mil milhões de dólares (26,3 mil milhões de euros).

No ano passado, Wang disse que queria desafiar o domínio global da Disney no ramo dos parques temáticos.

O grupo Wanda integra uma vaga de empresas chinesas que tem adquirido ativos em todo o mundo, diversificando os negócios, numa altura de desaceleração do ritmo de crescimento da economia chinesa.

Em 2012, o grupo Wanda mediatizou-se ao adquirir a empresa norte-americana AMC Entertainment, proprietária da segunda maior cadeia de cinemas dos Estados Unidos.

No ano passado, comprou a rival Carmike Cinemas Inc., por 1,2 mil milhões de dólares (10,5 mil milhões de euros).

O conglomerado detém ainda a cadeia de cinemas Odeon & UCI, presente em Portugal.

O grupo, que tem também centros comerciais e empreendimentos imobiliários, retirou as ações da bolsa de Hong Kong em 2016 e divulga poucos detalhes sobre as finanças.

Wang Jianlin garantiu, citado pela revista de informação financeira Caixin, que o nível de endividamento do grupo "não é pesado".

"Esta recuperação de fundos será usada para saldar dívidas. O Wanda planeia pagar a maioria dos empréstimos bancários até ao final deste ano", afirmou Wang, citado pela revista, na sequência do anúncio da venda dos parques.

JOYP //EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.