Académico de Viseu regulariza situação tributária e Liga levanta impedimento

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 jul (Lusa) -- A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou hoje que levantou o impedimento ao Académico de Viseu de registar contratos de trabalho, depois deste clube ter regularizado a situação tributária, sendo o último dos clubes profissionais a fazê-lo.

"O rigoroso cumprimento, pelas sociedades desportivas, dos pressupostos de natureza financeira, que a Liga hoje anunciou, é prova inequívoca da vitalidade e sustentabilidade do futebol profissional português", disse à agência Lusa o presidente da LPFP, Pedro Proença.

O Académico de Viseu, que vai atuar na II Liga, "apresentou certidão comprovativa da regularidade da sua situação contributiva perante a Autoridade Tributária", revelou o comunicado hoje divulgado, e já não está impedido de "registar novos contratos de trabalho desportivo ou de formação".

As regras de inscrição da Liga foram este ano mais 'apertadas', sendo que os clubes não podem apresentar salários em dívida a jogadores ou quaisquer outros funcionários, bem como quaisquer dívidas por saldar em relação a outros clubes.

Segundo Proença, a Liga quer que os clubes tenham "contas sãs" para "um futebol profissional cada vez mais sério", sendo que estão verificadas as dívidas de todas as sociedades desportivas.

"As bases do que podemos considerer concorrência leal nas competições e do tão falado 'fair play' financeiro estão firmadas e ao nível das melhores práticas das ligas europeias de maior dimensão", acrescentou o dirigente.

O antigo árbitro revelou ainda que o processo de validação, que hoje engloba todos os emblemas profissionais portugueses, é "a primeira pedra do processo de saneamento financeiro que a Liga irá fomentar, a muito breve prazo, nas competições que organiza".

SIYF // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".