Autárquicas:Candidato do BE no Porto denunciou "privatização encapotada" da STCP

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 05 jun (Lusa) -- O candidato do BE à Câmara do Porto, José Soeiro, afirmou hoje que "permanece a prática de privatização encapotada" na Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) com o consequente "agravamento do serviço público de transportes".

No final de uma reunião com a Comissão de Trabalhadores da STCP, José Soeiro referiu que faltam "cerca de 100" motoristas para que seja possível prestar um serviço de transportes públicos de qualidade.

"As áreas de concessão exclusiva da STCP têm vindo a ser reduzidas e há cada vez mais empresas privadas a entrar e a transportar na área da cidade do Porto com a total inoperância quer da Autoridade Metropolitana dos Transportes, quer o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), quer da PSP, que não pode exercer a fiscalização por não encontrar apoio nas outras duas entidades", sustentou.

O candidato do BE denunciou também "o desrespeito pelo acordo da empresa" e "a sobrecarga dos trabalhadores em termos de horário de trabalho".

A candidatura bloquista defendeu o alargamento dos corredores "bus" na cidade que nos últimos anos diminuíram a sua extensão em cerca de 10 quilómetros.

"Um aumento de apenas um quilómetro na velocidade comercial da frota, de 17 para 18 quilómetros/hora, traduz-se numa poupança de três milhões de euros em combustível por ano", sublinhou.

O BE propõe ainda uma alteração na estrutura societária da STCP "com a participação do município e da Área Metropolitana do Porto na definição das orientações estratégicas da empresa" para "acabar com esta situação anómala de uma empresa que exerce atividade na cidade do Porto estar a ser gerida pelo Terreiro do Paço" em Lisboa.

PM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.