Gandra, a aldeia de Paredes que se fez cidade à sombra das capas negras da universidade

| Norte
Porto Canal com Lusa

Paredes, Porto, 09 jul (Lusa) - Mais de 400 estudantes estrangeiros de uma universidade privada em Gandra, outrora uma pequena aldeia de Paredes, acentuaram o seu crescimento, hoje uma cidade com comércio e alojamento que vivem à sombra das capas negras.

"Com a instituição, houve muito investimento, aumentou a qualidade de vida, há mais mercado, mais serviços administrativos e mais comércio", assinalou o presidente da junta de freguesia, Paulo Ranito, em declarações à Lusa.

Para o autarca, o facto de um terço dos estudantes da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) serem estrangeiros, oriundos de países europeus com poder de compra, como França, Espanha e Itália, acentuou, nos últimos anos, o dinamismo da economia local.

Segundo números da CESPU, baseados em dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, que tem o seu campus em Gandra, é a instituição de ensino universitário em Portugal com a maior percentagem de alunos estrangeiros nos seus cursos, representando uma percentagem de 32,71%.

Dos 1.238 estudantes universitários da CESPU, 405 são estrangeiros, 97,5% dos quais europeus. O curso mais procurado por estrangeiros é o mestrado integrado em medicina dentária, frequentado por 316 estudantes europeus, o que representa 43% do total.

"A procura do ensino da CESPU por estudantes internacionais começou a aumentar em 2012, devido ao bom desempenho dos nossos finalistas que foram trabalhar para Inglaterra e França, sobretudo, mas também para Itália e Alemanha", comentou Almeida Dias, presidente da CESPU.

À Lusa, o dirigente acrescentou que a opção estratégica da CESPU de atrair estudantes estrangeiros procurou também contrariar a redução da taxa de natalidade em Portugal e consequentemente de estudantes nacionais.

A tradição da CESPU na relação com universidades estrangeiras ajudou a consolidar o seu processo de internacionalização, frisou ainda, prevendo que a tendência deverá manter-se nos próximos anos, alargando-se também aos cursos lecionados em Famalicão.

A cerca de 25 quilómetros do Porto, a freguesia de Gandra, que é cidade desde 2003, contando atualmente com cerca de 7.000 habitantes, acelerou o seu crescimento, com sinais na construção de inúmeros edifícios de apartamentos, no alojamento para os estudantes e professores e no comércio de vários tipos que satisfaz a nova urbe.

Em março de 2016, um grupo de empresários da região abriu uma residência universitária com 111 quartos, com uma taxa de ocupação de 99%, maioritariamente franceses, italianos e espanhóis.

"Surgimos para suprir uma necessidade da CESPU e costumamos ter lista de espera", indicou à Lusa Jorge Gonçalo, o responsável da residência.

Com mensalidades que variam entre os 400 e os 560 euros, o equipamento constitui, afirmou, "um grande apoio à integração dos alunos na universidade e na comunidade".

Nas ruas das imediações da universidade, prolifera o pequeno comércio, que fervilha com o consumo das "capas negras".

Ilda Santos, da Papelaria Central Cópia, afirmou que "Gandra cresceu com a CESPU e cresceram os negócios que vieram atrás da universidade".

"Recebemos alunos de vários locais do país, mas sobretudo estrangeiros. É bom para o negócio", regozijou.

Bem perto, Cristina Pacheco, do café snack-bar Raiz Kuadrada, assinalou a importância dos estrangeiros para o negócio.

"Desde que vieram os estrangeiros notou-se a diferença. Fazemos mais negócio e aprendemos com eles. Tenho até bebidas e comidas que eles nos foram indicando", contou.

Paula Barbosa, do restaurante "O Redondo", aberto há 30 anos, disse à Lusa que após a abertura da CESPU o negócio aumentou gradualmente, destacando como clientes os professores e funcionários da universidade, além dos alunos.

Cândida Silva tem um salão de chá frequentado que se enche diariamente com o mundo académico

"A CESPU ajudou e ajuda a abrir e a manter abertos muitos negócios", acentuou.

A importância da universidade para a economia da localidade é de tal forma elevada que o presidente da Junta afirmou à Lusa: "Atrevo-me a dizer que a CESPU é o equipamento mais importante da freguesia".

Do lado da universidade, assinala-se que o ambiente económico criado pela CESPU "promoveu um conjunto muito importante de atividades na região".

"A economia local levou claramente um abanão, nota-se uma diferença enorme. Uma pequena freguesia é hoje, de facto, uma pequena cidade económica em torno da intuição", concluiu Almeida Dias.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.