Cristas elege mobilidade e "agenda social" como prioridades do programa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 jul (Lusa) - A candidata do CDS-PP à Câmara de Lisboa Assunção Cristas apresenta na quinta-feira as "linhas de força da campanha" e "a arquitetura do programa eleitoral", que dá prioridade à mobilidade e a uma "agenda social".

"Serão dadas as linhas de força da campanha e a arquitetura do programa eleitoral no jantar de lançamento da candidatura, na quinta-feira. Nas prioridades, que resultam das queixas e soluções que os lisboetas exigem, destacam-se a mobilidade e as políticas sociais, uma agenda social", disse à Lusa o porta-voz da candidatura 'Pela Nossa Lisboa' (CDS-PP/MPT/PPM) e vereador em Lisboa, João Gonçalves Pereira.

Na prioridade dada à mobilidade, Assunção Cristas inclui a circulação automóvel, os transportes coletivos e o estacionamento, explicou o porta-voz.

Os centristas acusam o atual presidente de Câmara e recandidato, Fernando Medina (PS), de ter "começado pelo telhado" a intervenção na mobilidade da cidade, já que, consideram, "não há alternativas de transporte público" à circulação automóvel.

Na construção de uma "agenda social" para Lisboa, João Pereira Gonçalves destaca as políticas de habitação social e a atenção devida aos idosos, "que têm um peso muito significativo na cidade, dificilmente têm voz, estão frágeis e sós".

"Basta circular nos bairros sociais e falar com associações representativas de idosos para se perceber que há aqui uma falta de prioridade política de Medina", afirmou, reclamando uma "agenda centrada das pessoas e não só no betão".

No jantar de lançamento da candidatura, na quinta-feira, na Estufa Fria, serão ainda apresentados todos os candidatos da coligação CDS-PP/PPM/MPT às Juntas de Freguesia.

O programa eleitoral ainda não tem data prevista para ser divulgado, disse o porta-voz da candidatura.

Além de um postal dirigido pelo correio a todos os lisboetas, pedindo contributos, a candidatura realizou um ciclo de conferências, designado 'Ouvir Lisboa', que terminou na última terça-feira, para recolher contributos para o programa eleitoral.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.