Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Conselho Metropolitano do Porto quer avaliar concessão dos autocarros Resende

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 07 jul (Lusa) -- O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) mostrou-se hoje "muito preocupado" com mais um acidente envolvendo a transportadora de passageiros Resende em Matosinhos e avançou ser necessário avaliar a concessão daquela empresa que vigora até ao final de 2017.

"Temos tido informações preocupantes, esta é mais uma e já solicitei ao vereador [dos transportes] e ao presidente [da Câmara de Matosinhos] o agendamento de uma reunião no sentido de avaliarmos o ponto de situação da Resende e o acordo existente com a Área Metropolitana e com a Câmara de Matosinhos", disse à Lusa Avelino Oliveira, secretário da comissão executiva com a responsabilidade da área dos transportes no CmP.

O responsável mostrou-se, pois, "muito preocupado" com a notícia do incêndio, na tarde de hoje, de um autocarro da empresa Resende em Matosinhos, que não causou feridos.

"Isto não pode continuar assim", assinalou Avelino Oliveira, lembrando que "neste momento as autorizações só estão emitidas até ao final do ano" para a operadora Resende que "representa um serviço público" mas "não tem feito a aposta devida em material circulante".

E acrescentou: "e não podemos ter todos meses acidentes graves".

"Felizmente [hoje] não houve feridos nem nenhuma situação mais gravosa, mas não pode ser", sublinhou, defendendo por isso a necessidade de "avaliar muito bem" a situação e "ver as alternativas".

Segundo os bombeiros de Leixões, que acorreram hoje ao acidente, o alerta terá sido dado pelas 19:15.

Em outubro de 2016, um acidente com um autocarro da mesma operadora privada resultou resultou uma vítima mortal e quatro feridos graves. O autocarro despistou-se na avenida Engenheiro Duarte Pacheco, em Matosinhos, e embateu na paragem da estação de metro, num autocarro e num automóvel.

Cerca de um mês depois, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) divulgou ter realizado uma fiscalização a viaturas de transporte público em Matosinhos, nove dos quais ficaram com documentos apreendidos.

LIL (AZF/JAP) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Boticas é um dos concelhos 'em alerta' devido à possibilidade de cheias

Boticas é um dos concelhos em risco devido à possibilidade de cheias e enxurradas. O autarca diz que o Governo precisa de "coragem política" para reverter a situação.

Estudo defende aproximação de espaços verdes das zonas mais desfavorecidas do Porto

É necessário aproximar os espaços verdes das populações que vivem nas zonas mais desfavorecidas do Porto. Esta é a principal recomendação de um estudo conduzido por investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, que apresenta importantes contributos para o ordenamento do território portuense.

Ministro do ensino superior quer erradicar as más práticas na receção aos caloiros nas universidades

Manuel Heitor, ministro do ensino superior, esteve na sessão de boas-vindas aos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde falou das más práticas na receção aos caloiros nas universidades e também das equivalências, mostrando confiança nas instituições de ensino.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS

Nota Alta

"Todos nós estamos desenhados...