Quatro maratonistas portugueses confirmados para o Mundial de Londres

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 jun (Lusa) - Portugal terá quatro maratonistas no Mundial de Londres, com a seleção, hoje divulgada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a confirmar, sem surpresas, a ausência de Sara Moreira e Jéssica Augusto.

Ricardo Ribas, nos masculinos, e Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Filomena Costa, nos femininos, são os 'eleitos' para o Mundial a ter lugar na capital britânia, em agosto.

As consagradas Sara Moreira e Jéssica Augusto já tinham assumido publicamente a preferência pelos 10.000 metros, o que a FPA acaba assim por levar em conta. Deverão ser selecionadas na convocatória geral, no final do mês de junho. Portugal tem ainda outra 'baixa' de peso, com a gravidez de Dulce Félix, atleta que assim definiu 2017 como um 'ano sabático'.

Sem surpresas, são escolhidas as três atletas que se seguem na lista com melhores marcas desde o final do ano passado: Salomé Rocha (2:27.08 em Praga), Catarina Ribeiro (2:30.10 no Porto no ano passado) e Filomena Costa (2:30.27 no Porto, também no ano passado).

Salomé Rocha e Catarina Ribeiro - ambas atletas individuais esta época - estreiam-se a este nível, enquanto que para Filomena Costa se trata de um regresso, depois do 12.º lugar há dois anos.

A atleta do Jardim da Serra, recorde-se, apesar de ter uma das três melhores marcas, ficou em 2016 excluída da seleção para os Jogos Olímpicos, num processo então muito polémico, em que Jessica Augusto acabou por ser a beneficiária.

Ficam de fora outras duas atletas com mínimos (fixados em 2:32.00), Doroteia Peixoto e Vera Nunes.

No setor masculino, Portugal estará representado apenas pelo benfiquista Ricardo Ribas, que fez o mínimo em abril do ano passado (2:13.21 em Dusseldorf), marca que já lhe valera a seleção para o Rio2016. Ninguém mais conseguiu fazer melhor que o mínimo de 2:14.00.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.