Cooperação entre autarquias e poder central é "crucial" - MAI

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 10 dez (Lusa) -- O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, destacou hoje a importância da cooperação "estreita" entre autarquias locais e poder central, considerando-a "absolutamente crucial" para ultrapassar dificuldades e manter o país em segurança.

"Nós somos um país seguro e somos um destino seguro, e beneficiamos disso, e essa é uma condição essencial para a expressão da liberdade (...), é pressuposto estratégico para sairmos da situação em que estamos no país, e vamos sair, que seja possível manter o país em segurança", afirmou Miguel Macedo esta manhã, na cerimónia de inauguração da nova esquadra de Valadares, em Gaia.

Segundo Miguel Macedo, "nos diversos graus de responsabilidade que estão cometidos às autarquias locais e ao poder central é absolutamente crucial" que se mantenha e continue esta cooperação.

"Tendo patamares diferentes de responsabilidade, concorremos para o mesmo objetivo, fazer do nosso país um país melhor e fazer, neste caso, das nossas comunidades comunidades mais seguras", sublinhou.

O edifício da nova esquadra da PSP de Valadares está implementado num terreno com cerca de 2.700 metros quadrados que cedido pela Câmara de Gaia.

A autarquia promoveu a empreitada de construção, orçada em cerca de 900 mil euros, sendo depois reembolsada pela Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos (DGIE).

Para o ministro, "num tempo particularmente difícil para todos", os cidadãos "exigem que os diversos patamares do Estado possam e devam cooperar no sentido de ultrapassar dificuldades".

"A proximidade que tem existido entre comandos policiais e autarquias locais resulta sempre em benefício das populações locais", disse, "essa conjugação de esforços, esse sentido de cooperação, está a permitir, um pouco por todo o país, ultrapassar dificuldades que temos ao nível das infraestruturas de segurança".

O diretor nacional da PSP, Luís Farinha, afirmou que "o progresso de qualquer sociedade, o investimento económico e o sucesso das mais diversas políticas sociais dependem dos níveis de segurança e da efetiva salvaguarda do respeito pelos direitos fundamentais", sendo, assim, o investimento nas polícias "um investimento na defesa do equilíbrio social e na construção de um futuro melhor para Portugal".

"Uma polícia moderna, bem equipada, dotada de instalações adequadas e eficientes (...) é seguramente uma polícia mais profissional, mais eficiente e mais competente", disse.

A nova esquadra, que conta com 44 elementos da PSP, serve cerca de 36 mil habitantes.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Festival Política regressa a Braga com 24 atividades e sob o tema "Intervenção"

“Intervenção” é o tema da edição 2024 do Festival Política, que vai decorrer de 2 a 4 de maio, em Braga, e que contempla 24 atividades, entre cinema, performances, música, humor, exposições e conversas, foi esta terça-feira anunciado.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".