Prazo para compra do complexo industrial Rohde, na Feira, finda sem interessados

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 10 dez (lusa) - O prazo para aquisição do complexo industrial da fábrica de calçado Rohde, em Santa Maria da Feira, terminou segunda-feira sem que a respetiva gestora judicial recebesse quaisquer propostas de aquisição, adiantou a dirigente sindical que acompanha o processo.

"Não apareceram interessados nenhuns", declarou hoje à Lusa Fernanda Moreira, do Sindicato dos Operários da Indústria do Calçado, Malas e Afins dos Distritos de Aveiro e Coimbra.

"Não havendo propostas, agora não sabemos o que é que havemos de fazer", continua essa responsável. "Temos que nos reunir no início do ano para ver se temos alguma ideia", adianta.

A empresa Rohde - Sociedade Industrial de Calçado Luso-Alemão Lda., chegou a empregar mais de 1.000 funcionários e em 2008 era apontada como a maior produtora nacional do setor do calçado.

Após sucessivos 'lay-offs', a unidade entrou em processo de insolvência em setembro de 2009 e foi encerrada em maio de 2010 por decisão de 866 dos seus cerca de 980 trabalhadores.

Esses operários continuam a ser os principais credores da empresa, cujas dívidas se prendem sobretudo com salários em atraso e ascenderiam, no total, a cerca de 14 milhões de euros.

"Mas o património total da empresa não é suficiente para pagar a todos os trabalhadores", garante Fernanda Moreira. "O total da venda de bens deve-se ficar por metade desse valor", explica.

Para a dirigente sindical, a solução mais viável para o complexo - que em cerca de 50.000 metros quadrados integra 10 pavilhões, um alpendre e um dormitório com cave e rés-do-chão - seria a sua aquisição pela Câmara Municipal da Feira, à semelhança do que aconteceu com a C&J Clarks de Castelo de Paiva.

"Como a zona do estacionamento e da loja [da Rohde] já é do Estado, a melhor solução era que o resto também ficasse com o mesmo dono", defende Fernanda Moreira. "A Câmara podia muito bem criar lá um complexo empresarial, como o das indústrias criativas, ou criar lá um parque temático", sugere.

A Lusa procurou obter declarações de Conceição Ferreira dos Santos, a gestora judicial que acompanha o processo de insolvência da Rohde. Após o primeiro contacto com fonte do seu gabinete, nenhuma das restantes chamadas telefónicas foi atendida.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.