Ministra chora no Parlamento: "Foi o momento mais difícil da minha vida"

Ministra chora no Parlamento: "Foi o momento mais difícil da minha vida"
| País
Porto Canal com Lusa

A ministra da Administração Interna disse hoje que se está a recolher, analisar e cruzar todos os dados do incêndio de Pedrógão Grande "desde a primeira hora", mas esta "é uma tarefa que leva o seu tempo".

"Desde a primeira hora, que estamos a recolher, analisar, cruzar todos os dados que dispomos e a tentar perceber tudo o que se passou. Mas esta é uma tarefa que leva o seu tempo", afirmou Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A ministra adiantou que é necessário esclarecer "as principais e legítimas dúvidas" sobre o que se passou no incêndio que deflagrou a 17 de junho em Pedrógão Grande, realçando que ela própria tem dúvidas.

"Que tipo de incêndio é este que, num tão curto espaço de tempo, se espalha em todas as direções como se fosse um 'tsunami'. Temos todos que perguntar se falhámos, onde, se poderíamos ter evitado a perda daquelas vidas humanas e mais de 200 feridos", frisou.

A ministra sustentou também que é preciso saber se o sistema falhou e "qual o real impacto nas conhecidas dificuldades das comunicações".

"São tudo questões para as quais se exigem respostas, que têm que ser objetivas, transparentes, ponderadas e sustentados", afirmou, sublinhando que, desde a primeira hora, o Governo apoia a criação de uma comissão técnica independente que possa responder a estas questões.

Constança Urbano de Sousa adiantou que espera que, no mais curto espaço de tempo, exista uma resposta.

"Este não foi o momento mais difícil da minha carreira politica, foi o momento mais difícil minha vida", disse a ministra aos deputados, com a voz embargada e quase a chorar.

"Seria muito mais fácil demitir-me e corresponder à vontade de alguns que consideraram que uma demissão, a demissão da ministra, seria no fundo a solução para o problema e que no dia seguinte os problemas estavam todos resolvidos, mas não estão. Senti que naquele momento que era a minha missão estar com aqueles homens e mulheres que de forma inexcedível deram tudo o que tinham para resolver uma situação que era extremamente difícil", adiantou.

No início da sua intervenção, o deputado do PSD Fernando Negrão afirmou que "os estados de alma, muitas vezes, não nos ajudam a agir", adiantando que é necessário ação para resolver os problemas das pessoas.

Os incêndios que deflagraram na região centro, no dia 17, provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foram dados como extintos no sábado.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.

CMP // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.