PR promulga diplomas sobre recuperação de empresas e dinamiza mercado de capitais

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - O Presidente da República promulgou hoje vários diplomas, entre os quais o que altera o código das sociedades e o código da insolvência e da recuperação de empresas e outro que cria medidas que dinamizam o mercado de capitais.

Em comunicado, divulgado na página eletrónica da presidência, informa-se que Marcelo Rebelo de Sousa promulgou ainda hoje o diploma que cria medidas de dinamização do mercado de capitais, com vista à diversificação das fontes de financiamento das empresas, bem como o que implementa a medida 'Simplex +' para os licenciamentos turísticos mais simples, alterando o regime jurídico dos empreendimentos turísticos.

Promulgou ainda os diplomas que alteram o regime da certificação por via eletrónica de micro, pequena e média empresa e introduz na ordem jurídica portuguesa os conceitos de "empresa de média capitalização" e de "empresa de pequena média capitalização", bem como a lei que regula a recolha, publicação e divulgação da informação estatística sobre acidentes de trabalho.

Em 22 de junho, o Conselho de Ministros aprovou esta última lei, que dá origem a um novo modelo informático uniforme que tem de ser seguido pelas entidades patronais.

Este diploma determina que "os empregadores, ao participar acidentes de trabalho aos seguradores, devem utilizar um novo modelo informático uniforme aprovado para o efeito, o que vem tornar mais eficiente o processo de produção de informação estatística sobre acidentes de trabalho, diminuindo custos e melhorando o tratamento dos dados".

Na altura, o Governo tinha referido que "a informação estatística sobre acidentes de trabalho, cuja publicação anual é obrigatória segundo o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, é usada para estudos, conceção de programas e desenho de medidas preventivas".

ALU/(DN) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.