Euro sobe mas acaba abaixo do máximo de 1,14 dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - O euro valorizou-se hoje face à moeda norte-americana e chegou quase a tocar máximos de um ano, ao cotar-se próximo de 1,14 dólares, embora tenha caído um pouco depois.

Às 17:45 (hora de Lisboa), o euro seguia a valer 1,1376 dólares, quando na terça-feira, pela mesma hora, se negociava a 1,321 dólares.

A divisa europeia flutuou hoje face ao dólar entre 1,1292 e 1,1391 dólares.

A apreciação do euro iniciou-se desde que o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, anunciou um "ajuste gradual" da sua política monetária.

O presidente do BCE, reportando-se à política monetária na zona euro, esclareceu na segunda-feira em Lisboa, que as taxas de juro têm de permanecer baixas para que haja uma recuperação do crescimento económico

Em 08 de junho, o BCE decidiu deixar as taxas de juro inalteradas, com a taxa aplicável às principais operações de refinanciamento a manter-se em 0%, um mínimo histórico fixado em março de 2016.

Divisas...........hoje...................terça-feira

Euro/dólar........1,1376.................... 1,1321

Euro/libra.........0,87921 .............. 0,88509

Euro/iene..........127,69.................127,15

Dólar/iene.........112,24.................112,30

JS // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.