EDP deverá encaixar cerca de 50 ME com saída do capital da REN

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - A EDP deverá encaixar cerca de 50 milhões de euros com a venda das 18.690.000 ações representativas de 3,50% do capital social da REN, que marca a saída da elétrica da gestora das redes energéticas.

Com base no valor dos títulos da REN na sessão desta quarta-feira, em que recuaram 1,12% para os 2,747 euros, a participação da EDP que será vendida representará um encaixe próximo dos 50 milhões de euros.

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a REN informou hoje que a elétrica liderada por António Mexia lhe comunicou a intenção de realizar a venda, "através de um processo de colocação particular das ações, a ser realizado através do procedimento que se revele mais apropriado", dirigidas exclusivamente a investidores qualificados.

A oferta será colocada pela JB Capital Markets, S.V., S.A.U, adianta, referindo que o resultado da projetada colocação particular das ações será divulgado pela EDP.

Fonte oficial da EDP adiantou à Lusa que a participação na REN é "meramente financeira", tendo a elétrica vindo a reduzir presença nos últimos anos e, com o processo agora anunciado ao mercado, a EDP deixará de ter ações na empresa gestora das redes de eletricidade e de gás em Portugal.

Atualmente, o maior acionista da REN é a chinesa State Grid, com 25% do capital, seguida pela Oman Oil.

Em maio, os acionistas da REN aprovaram em assembleia-geral um aumento de capital no valor de 250 milhões de euros para financiar parte da compra da EDP Gás à EDP por 532,4 milhões de euros.

JNM // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.