Facebook vai produzir séries próprias, para concorrer com Netflix e Amazon

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 28 jun (Lusa) -- O Facebook começou a produzir séries e programas de televisão, para transmitir na rede social, seguindo uma tendência a que já aderiram algumas grandes companhias da Internet, como a Netflix ou a Amazon.

A confirmação foi dada pelo Facebook à AFP, na sequência de uma reportagem do Wall Street Journal, que dava conta de que aquela rede social estava em conversações com estúdios de Hollywood e agências, para entrar na corrida às séries e programas televisivos.

A plataforma de quase dois mil milhões de utilizadores mensais (1,94 mil mihões no final de março) está a trabalhar neste projeto com "um pequeno grupo de parceiros e criadores", disse Nick Grudin, vice-presidente das parcerias de media para o Facebook, num comunicado enviado à AFP.

Esses parceiros "estão a fazer experiências com programas que permitam construir uma comunidade à sua volta, desde o desporto à comédia, tendo como objetivo fazer do Facebook um espaço em que as pessoas se possam unir em torno de um vídeo, acrescenta.

Para já, esses programas estão a ser financiados diretamente pelo Facebook, "mas, com o tempo, queremos ajudar muitos 'designers' a fazer vídeos financiados por um sistema de partilha de receitas como o Ad Break", ferramenta de 'software' que permite introduzir publicidade nos conteúdos difundidos pela rede social.

O Facebook escusou-se, contudo, a revelar a identidade dos parceiros de produção de conteúdos.

De acordo com o Wall Street Journal, representantes da rede social estão em reuniões com executivos dos estúdios de Hollywood e agências de representações de atores e criativos de televisão e cinema.

Ainda de acordo com o jornal diário, o Facebook está disposto a investir até três milhões de dólares por episódio produzido, o orçamento de um programa de alta qualidade para a televisão por cabo nos Estados Unidos.

O lançamento da plataforma está prevista para o final do verão, altura em que deverão começar a ser transmitidos os primeiros programas.

O desenvolvimento de conteúdos próprios é uma tendência entre as principais empresas de Internet, que durante muito tempo se contentaram em abrir as suas plataformas a programas produzidos por terceiros.

Netflix, Amazon e a plataforma de televisão 'online' Hulu (empresa conjunta da Disney, Comcast, 21st Century Fox e Time Warner) estão já comprometidos com este caminho, seguido mais recentemente, e numa escala mais modesta, pelo YouTube e pela Apple.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.