Fundo Europeu de Estabilidade Financeira autoriza novo reembolso antecipado de Portugal ao FMI

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) autorizou hoje o pedido de Portugal para voltar a fazer pagamentos antecipados ao Fundo Monetário Internacional (FMI), desta vez no montante de 9,4 mil milhões de euros.

Numa nota enviada à Lusa, o diretor do FEEF, Klaus Regling, dá conta da decisão: "Saúdo a intenção de Portugal de fazer reembolsos antecipados relativos ao empréstimo junto do FMI e estou satisfeito com o facto de o Conselho de Administração do FEEF ter hoje decidido autorizar e apoiar este plano".

Regling refere que esta nova devolução antecipada vai "baixar os custos do serviço da dívida de Portugal, melhorar a sustentabilidade da dívida e enviar um sinal positivo aos mercados quanto às condições de financiamento melhoradas" do país.

Para o diretor do FEEF, que financiou 26 mil milhões de euros do resgate financeiro concedido a Portugal em 2011 e é o maior credor internacional do país, "isto é bom para Portugal e para o FEEF" porque "ajuda a colocar Portugal numa melhor posição económica para honrar as suas obrigações futuras".

Ao Governo, Klaus Regling deixa um apelo: "Encorajo Portugal para que use qualquer espaço orçamental adicional, como o criado por este reembolso antecipado ou o que resultar do bom desempenho económico, para reduzir ainda mais o seu nível de endividamento", reiterou.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.