Exportações de carne de porco para a China oficializadas em 05 de julho

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) -- As exportações de carne de porco para a China serão oficializadas no próximo dia 05, anunciou hoje o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, em audição parlamentar.

Na comissão de Agricultura, o governante informou acerca da deslocação de uma delegação chinesa a Portugal para assinar "o contrato de abertura do mercado, numa cerimónia que vai ter lugar no Ministério da Agricultura", em Lisboa.

Aos deputados, Capoulas Santos referiu que esta oficialização acontece depois de um "esforço muito grande e de muita paciência, porque são negociadores que exigem muita paciência".

"Mas foi possível concluir e as autoridades chinesas dão-me o prazer de vir a Portugal assinar esse ato", congratulou-se.

Há seis dias, o secretário de Estado da Agricultura, Luís Vieira, disse, no Cartaxo, esperar que o processo negocial com a China para a abertura do "fluxo de exportações" para aquele país possa ficar "fechado" no início de julho.

Esta declaração aconteceu depois de o presidente da FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, Vítor Menino, ter afirmado que, apesar do anúncio da abertura do mercado chinês, o facto é que ainda ninguém conseguiu exportar para esse país.

PL (MLL) // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.