Câmara de Braga atribui primeiro subsídio a bombeiros voluntários em 21 anos

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 09 dez (Lusa) - A Câmara Municipal de Braga aprovou hoje a atribuição de um subsídio de 20 mil euros aos Bombeiros Voluntários da cidade, que não recebia "qualquer ajuda" por parte da autarquia há 21 anos, revelou o presidente da corporação.

O referido montante corresponde à contrapartida nacional, dentro do quadro de financiamento europeu, que os bombeiros teriam que suportar para adquirirem uma viatura para combate a incêndios urbanos o que, explicou o autarca, "justifica o subsídio uma vez que está em causa a proteção da cidade e dos bracarenses".

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Bombeiros Voluntários de Braga, António Machado, assumiu que existem salários em atraso na corporação e que esta "ajuda" por parte da autarquia "vem em muito boa hora" para a associação.

"O nosso principal foco são os Bombeiros Municipais, mas este executivo nunca deixará de promover articulação com as restantes entidades de proteção civil", afirmou o presidente da Câmara.

Ricardo Rio justificou a atribuição deste subsídio neste momento explicando que é uma "questão de oportunidade" uma vez que sem este subsídio não seria possível aos voluntários adquirirem a dita viatura.

A atribuição deste subsídio aos Bombeiros Voluntários de Braga ganha relevo uma vez que há mais de duas décadas que a corporação não era contemplada com "qualquer ajuda" por parte da câmara.

"Em 21 anos nunca recebemos nada da câmara liderada pelo partido socialista. Isto não facilitou em nada a nossa ação e a nossa saúde financeira, denunciou António Machado.

Alias, o responsável confirmou "dificuldades" no pagamento de salários "estando mesmo um salário em atraso e havia o risco de ficarem dois" mas, salientou, "agora que a preocupação deixou de ser com a verba para aquela viatura tão importante para a nossa ação" a direção conta com regularizar "o mais breve possível" a situação salarial dos funcionários.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga foi fundada a 18 de março de 1877 e "partilha" a cidade com a Companhia de Sapadores de Braga.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.