Nunes de Almeida reeleito presidente da AEP quer relançar prestígio da associação

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 28 jun (Lusa) -- O "relançamento do prestígio" da Associação Empresarial de Portugal (AEP) após a "consolidação financeira" efetuada é um dos objetivos da nova direção liderada por Paulo Nunes de Almeida, reeleito na terça-feira presidente com 97,6% dos votos, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a AEP adianta que a reeleição de Nunes de Almeida para o mandato 2017-2020 -- naquela que foi a 31.ª eleição desde a fundação da associação, há 168 anos - ocorreu "numa das eleições mais concorridas de sempre", integrando a nova equipa "uma lista de continuidade, embora renovada, com 32 elementos".

O programa de ação proposto pela nova direção aposta "sobretudo no reforço de um associativismo responsável e interventor", sendo apontados como "três grandes objetivos relançar o prestígio da AEP após consolidação financeira, ser parceiro inovador das empresas e ser um catalisador do crescimento económico".

"As principais linhas de atuação da nova direção privilegiam a promoção do papel do empresário e das empresas, o reforço da capacidade de intervenção nas políticas públicas que influenciam a atividade empresarial, o desenvolvimento e a inovação na prestação de serviços às empresas, uma gestão eficaz e eficiente dos recursos humanos, o reforço da cooperação associativa e do funcionamento em rede e a promoção e partilha de informação", lê-se no comunicado.

Numa mensagem dirigida aos associados, Paulo Nunes de Almeida considera que a sua candidatura representa "os mais importantes setores de atividade, em linha com a representação multissetorial que caracteriza a AEP, com empresas de diferentes dimensões, várias localizações geográficas e cumprindo o estatutariamente estabelecido no que respeita à necessária renovação e à limitação de mandatos".

O Conselho Geral da associação integra, assim, representantes dos principais setores da economia portuguesa, designadamente cerâmica, construção, indústria farmacêutica, madeiras, vinhos, têxtil, cortiça, turismo, metalo-mecânica e alimentação e bebidas, entre outros.

José António Barros e António Cardoso Pinto mantêm-se como presidentes da mesa da assembleia-geral e do conselho fiscal, respetivamente.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.