Bombeiros de Fafe param transporte de doentes se hospital não pagar a horas

Bombeiros de Fafe param transporte de doentes se hospital não pagar a horas
| Norte
Porto Canal

O presidente dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Pedro Frazão, garantiu hoje que não admitirá mais os "sistemáticos e prolongados" atrasos no pagamento dos serviços prestados ao Centro Hospitalar do Alto Ave e ameaçou mesmo suspender o transporte de doentes.

Pedro Frazão disse à Lusa que os bombeiros tinham a receber, até à última sexta-feira, mais de 17 mil euros, mas nesse dia o Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) pagou "finalmente" entre 80 a 85 por cento daquele montante.

"Foi preciso fazer um ultimato à administração, ameaçando suspender o transporte de doentes e avançar para os tribunais para finalmente pagarem uma boa parte da dívida, alguma dela acumulada desde o início do ano", referiu.

Pedro Frazão lembrou que as associações humanitárias "não andam propriamente a nadar em dinheiro", pelo que os atrasos nos pagamentos dos clientes se tornam "incomportáveis".

Contactada pela Lusa, a administração do CHAA garantiu, em comunicado, que todas as faturas validadas estão pagas, não existindo "dívida vencida" àquele corpo de bombeiros.

Acrescentou que o CHAA já pagou, em 2013, cerca de 41 mil euros aos Bombeiros de Fafe, restando "um valor residual de pouco mais de 2 mil euros", referente aos meses de outubro, novembro e dezembro.

"Existe uma fatura do mês de janeiro 2013 que ainda passa por um processo de validação, por dúvida nos valores faturados. Refira-se, no entanto, que estamos a falar de um valor de cerca de 200 euros", lê-se ainda no comunicado.

A administração do CHAA garante que "não há razão para nenhum tipo de preocupação" da população que serve no que toca ao transporte de doentes.

"Procuramos a melhor solução de transporte para os nossos doentes, gerindo os recursos da forma mais eficaz. Todo o transporte será realizado de acordo com as necessidades dos doentes. Nos casos mais urgentes, poderá mesmo ser acionado o INEM, por exemplo, através da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) que existe na nossa Unidade de Fafe", remata.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.