Human Rights Watch qualifica de "calamidade" primeiro ano de Duterte nas Filipinas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 28 jun (Lusa) -- A Human Rights Watch (HRW) qualificou hoje o primeiro ano de mandato do Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, de "calamidade" para os direitos humanos devido à 'guerra' contra a droga, à qual atribuiu 7.000 mortes.

A "assassina" campanha antidroga tem "reduzido drasticamente o respeito pelos direitos básicos" nas Filipinas desde a investidura de Rodrigo Duterte em 30 de junho do ano passado, denunciou a organização não-governamental (ONG) de defesa dos direitos humanos em comunicado.

A HRW apontou que, segundo dados oficiais, entre as vítimas da campanha contra a droga figuram 3.116 supostos toxicodependentes e traficantes abatidos pelas forças de segurança depois de alegadamente terem oferecido resistência durante as operações.

A ONG atribuiu as restantes mortes a ações de civis ou grupos de vigilantes, apoiadas na impunidade oferecida por Duterte. A maioria destes casos foi oficialmente classificada como "homicídios sob investigação".

A HRW também culpou o Governo pela perseguição de que são alvo os que se mostram críticos da campanha antidroga, citando o exemplo da senadora Leila de Lima.

Em paralelo, a cruzada contra as drogas "tem agravado as já deploráveis condições das instalações penitenciárias", de acordo com a HRW.

As prisões das Filipinas, cuja capacidade é de 20.399 pessoas, acolhem atualmente 132.000 reclusos, segundo dados oficiais, com a sobrelotação a ser atribuída pela ONG ao aumento de detenções relacionadas com crimes de droga.

Rodrigo Duterte cumpre na sexta-feira um ano de mandato, durante o qual foi alvo de várias denúncias por violações dos direitos humanos, apesar de manter uma elevada popularidade nas Filipinas, com uma taxa de aprovação próxima dos 80%.

O Presidente filipino prometeu 'limpar' o país dos traficantes e consumidores de estupefacientes, considerando que as drogas, particularmente a metanfetamina conhecida localmente como 'shabu', estão a destruir as novas gerações das Filipinas.

Desde que Rodrigo Duterte chegou ao poder, os delitos relacionados com droga diminuíram 30%, de acordo com as autoridades.

Mais de um 1,2 milhões de traficantes e toxicodependentes entregaram-se à polícia e mais de 65.000 suspeitos foram detidos, acrescentaram.

DM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.