Administração negoceia construção dos asfalteiros pelo subconcessionário

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 09 dez (Lusa) - O presidente da Empordef disse hoje à Lusa que decorrem negociações com a Venezuela para seja o novo subconcessionário dos estaleiros de Viana a construir os dois navios asfalteiros, garantindo não estar em estudo outra alternativa.

De acordo com Rui Vicente Ferreira, a administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) está a negociar com a empresa pública Petróleos da Venezuela (PDVSA) para que venha a ser o vencedor do concurso da subconcessão, o grupo Martifer, a avançar com este negócio, de 128 milhões de euros e rubricado em 2010.

"Temos tido negociações no sentido de acordar com a PDVSA as melhores condições para haver possibilidade de esse contrato ser realizado pelo subconcessionário. É um dossiê que está em análise, não está fechado", disse Vicente Ferreira.

O administrador da Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef) - que detém a totalidade do capital social dos ENVC -, admite que é "vital para a continuidade da atividade" em Viana do Castelo que o contrato "se mantenha", apesar da liquidação dos estaleiros.

"Não está a ser preparada nenhuma solução alternativa, nem foi solicitada pela PDVSA nenhuma solução alternativa. Aquilo que é a nossa orientação estratégica é no sentido de concretizar o plano, conforme o Governo português sempre o assumiu perante as autoridades venezuelanas, da construção dos asfalteiros", acrescentou.

Vicente Ferreira diz ainda que depois da normalização do acordo com a PDVSA em julho deste ano - os ENVC já receberam uma tranche de 10% do valor do contrato, utilizado em 2011 para pagar salários na empresa -, o contrato "está válido" e a empresa até já conseguiu cumprir as primeiras quatro fases, de um total de 14, até à entrega dos navios, prevista para meados e final de 2015.

"Felizmente, neste momento, estamos num estádio de cumprimento elevado. Estamos com respiração para conseguirmos que o contrato se mantenha vivo", admitiu.

Na última semana de novembro decorreram na Venezuela reuniões entre as administrações da PDVSA, dos ENVC e da Empordef, seguindo-se novos encontros "a breve prazo", com Vicente Ferreira a garantir que entre as duas partes tem sido "reiterada" a vontade de construção dos dois navios, de 188 metros de comprimento, em Viana do Castelo.

"Nunca tive, até hoje, qualquer apreciação de alternativas em relação a esta linha estratégica", enfatizou.

A liquidação dos ENVC e o consequente concurso internacional para a subconcessão foi a solução definida pelo Governo português para evitar a devolução de 181 milhões de euros de ajudas públicas não declaradas à Comissão Europeia, atribuídas desde 2006, no âmbito de uma investigação lançada por Bruxelas que inviabilizou o processo de reprivatização.

"A situação que nós encontramos em 2011 nos estaleiros, em termos de gestão e organização, foi de ?faz de conta', de adiar a busca e a implementação de soluções. Nos últimos dois anos enfrentaram-se os problemas e encontraram-se soluções", apontou Vicente Ferreira.

Ao longo de 69 anos de atividade, os ENVC já construíram mais de 220 navios, mas apresentam hoje um passivo superior a 300 milhões de euros.

O grupo Martifer anunciou entretanto que vai assumir em janeiro a subconcessão dos terrenos, infraestruturas e equipamentos dos ENVC, pagando ao Estado uma renda anual de 415 mil euros, até 2031.

A nova empresa West Sea deverá recrutar 400 dos atuais 609 trabalhadores, que estão a ser convidados a aderir a um plano de rescisões amigáveis que vai custar 30,1 milhões de euros.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“O Chega excede-se em alguns comentários”. O que diz a opinião pública sobre o cancelamento do partido

O Facebook restringiu algumas ações da página do partido Chega para os próximo 10 anos, uma ação que foi motivada pelo desrespeito pelos padrões de comunidade, informação confirmada por um comunicado do partido a qual o Porto Canal teve acesso.

Interrompido terceiro dia de buscas por corpo de rapaz desaparecido em Gaia

As buscas pelo rapaz de 16 anos que desapareceu na tarde de sexta-feira na praia de Salgueiros, em Vila Nova de Gaia, foram interrompidas pelas 20h14, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da capitania do Douro.

Vai nascer uma “vila dentro da cidade” de Matosinhos

Está em discussão pública um projeto imobiliário da Mota-Engil que contempla a urbanização de 27 hectares entre Perafita e Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. O projeto de nome “OPO City” está, de acordo com o Jornal de Notícias, em discussão pública até oito de maio e contempla terrenos circunscritos a uma área composta pela Avenida Vasco Graça Moura, a Avenida Arquitecto Fernando Távora, a Rua Tir e a Estrada Nacional n.º 107.