Linha de Emergência Nacional recebeu 2.308 chamadas entre 18 e 22 de junho

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 jun (Lusa) - A Linha Nacional de Emergência Nacional, que foi reforçada durante o incêndio de Pedrógão Grande, recebeu entre 18 e 22 de junho 2.308 chamadas, uma média de 408 por dia, segundo dados avançados hoje à agência Lusa.

Uma fonte oficial do Instituto da Segurança Social (ISS) indicou que o maior número de chamadas foi recebido a 19 de junho (659), dois dias depois de terem deflagrado os incêndios na região centro, que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos e que ó foram dados como extintos no passado sábado.

No dia 20 de junho foram recebidas na Linha Nacional de Emergência Social (LNES), através do número 144 (gratuito) 422 chamadas, no dia 19 (404), no dia 22 (297) e no dia 21 (256).

A fonte do ISS ressalva que, "pela abrangência nacional da linha, não tendo a mesma sido criada para esta situação especifica, não é possível determinar das chamadas recebidas quantas se destinavam a informações sobre os incêndios".

Esta linha está em funcionamento para todo o território nacional, 24 horas por dia, durante todo o ano para sinalização de situações emergência social.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.

HN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".