Fernando Santos destaca o "espírito guerreiro" do Chile

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Kazan, Rússia, 27 jun (Lusa) - Fernando Santos afirmou hoje que o Chile é uma equipa de "grande dinâmica e com um espírito guerreiro", mas mostrou-se confiante na presença de Portugal na final da Taça das Confederações de futebol, que decorre na Rússia.

"Em campo lá estaremos como sempre estivemos. Disponibilidade total e com uma confiança inabalável que vamos estar em São Petersburgo [cidade que recebe a final]", afirmou o selecionador de Portugal.

O técnico, de 62 anos, falava aos jornalistas na conferência de imprensa de antevisão do jogo das meias-finais da Taça das Confederações, na Arena Kazan, palco do encontro de quarta-feira.

"O Chile tem uma grande dinâmica e um espírito guerreiro, mas nós também somos grandes guerreiros. Temos humildade, uma enorme capacidade de sacrifício e dedicação inabalável pelo nosso povo", frisou.

Fernando Santos recordou a passagem de Juan Antonio Pizzi, atual selecionador do Chile, pelo FC Porto, na altura como jogador, e classificou o ex-avançado de "excelente senhor".

"Foi um enorme prazer e uma honra ter tido a oportunidade de trabalhar com Pizzi. Foi durante pouco tempo, mas marcou porque estive na presença de um senhor, tanto como profissional, tanto como homem. Sempre falámos muito de futebol e sempre me deixou a ideia que o futuro iria passar pelo futebol", contou Fernando Santos, que era técnico dos 'dragões' nessa altura.

Nas bancadas da Arena Kazan, é esperada a presença de cerca de 10 mil adeptos chilenos, enquanto Portugal deverá ter menos apoio.

"Somos valentes. Poucos, mas bons. Em campo vamos entrar com esses e com todos os outros que estão a torcer por nós pelo mundo, vamos procurar dar o máximo para lhes dar uma grande alegria", concluiu.

O Portugal-Chile tem início agendado para as 21:00 (19:00 horas de Portugal) e vai ser arbitrado pelo iraniano Alireza Faghani.

LG // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.