Droga no valor de quase 900 milhões de euros queimada na Birmânia e Tailândia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

A Birmânia e a Tailândia, pontos de passagem do tráfico de drogas produzidas no Sudeste Asiático, queimaram esta segunda-feira estupefacientes no valor de quase mil milhões de euros, num sinal de determinação na luta contra o tráfico.

"Esta é a maior incineração de droga de toda a história da Birmânia", afirmou um responsável da polícia birmanesa sobre a destruição dos estupefacientes, no dia mundial contra a droga.

No total, mais de 340 milhões de euros em ópio, heroína, canábis e metanfetaminas ficaram reduzidas a cinzas. Na Tailândia, o montante de droga queimada foi estimado em mais de 526 milhões de euros.

A região do triângulo dourado -- Laos, Tailândia e Birmânia -- foi durante muito tempo a principal fonte de produção de ópio e heroína, até o Afeganistão se tornar um centro de produção.

O estado de Shan, no leste da Birmânia, concentra quase todo o cultivo ilegal de papoila no país, que se mantém como o segundo maior produtor de ópio do mundo.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.