Rui Moreira apresenta recandidatura à Câmara do Porto a 1 de julho

Rui Moreira apresenta recandidatura à Câmara do Porto a 1 de julho
| Política
Porto Canal com Lusa

O atual presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, apresenta a sua recandidatura à autarquia no dia 1 de julho, data em que arrancarão as ações de campanha, anunciou este domingo a candidatura.

"A exatamente três meses das eleições, Rui Moreira apresenta no próximo sábado, dia 1 de julho, a candidatura do seu movimento independente aos órgãos autárquicos do Porto", indica comunicado da candidatura.

A apresentação, acrescenta o documento, "marcará o arranque das ações de campanha que visam a eleição de Rui Moreira como presidente da câmara e de um conjunto de cidadãos interessados em dar ao Porto uma equipa que lhe permita continuar o extraordinário desenvolvimento cultural, económico, urbanístico e social que a cidade conheceu nos últimos quatro anos, mas também em dar os passos seguintes de uma cidade que se afirma internacionalmente".

Nas últimas eleições, a candidatura de Rui Moreira, sob o lema "O Nosso Partido é o Porto" foi o "primeiro movimento independente a ganhar uma eleição em grandes cidades europeias, tendo sido considerada uma das surpresas das eleições autárquicas, depois de ter obtido quase o dobro dos votos dos dois principais partidos juntos", salienta.

O resultado então obtido (39,25%) permitiu à candidatura eleger seis vereadores, ficando a um mandato de obter a maioria absoluta, vencendo também as eleições para a Assembleia Municipal e em cinco das sete Juntas de Freguesia.

Em maio, o PS decidiu avançar com um candidato próprio, Manuel Pizarro, após o movimento independente de Rui Moreira - Porto, O Nosso Partido ter anunciado que prescindia do apoio dos socialistas à recandidatura do autarca.

Na corrida à câmara do Porto, para as eleições de 01 de outubro, somam-se como candidatos o independente Álvaro Almeida, apoiado pelo PSD e pelo PPM, João Teixeira Lopes, pelo BE, e Ilda Figueiredo pela CDU.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.