Metro do Porto lança concurso público de 221 ME para "subconcessão do sistema"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 23 jan (Lusa) -- O presidente do Conselho de Administração da empresa Metro do Porto lançou hoje um concurso público para a "subconcessão do sistema de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto", com o preço base de 221 milhões de euros.

Segundo o anúncio do concurso, publicado hoje no Diário da República, o prazo de execução contratual é de "84 meses a contar da celebração do contrato", o que corresponde a sete anos.

Neste sentido, o contrato público será celebrado para o período entre abril de 2018 e 2025.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Jorge Moreno Delgado, o valor do preço base do procedimento é de 221.212.822,89 euros e o critério de adjudicação é o "mais baixo preço".

Os interessados em apresentar propostas podem fazê-lo até às 17:00 do dia 25 de setembro, através da plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante - Vortal (http://portugal.vortal.biz/).

Os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas durante "180 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas", lê-se no anúncio, publicado no Diário da República.

Desde 2010 que a empresa Metro do Porto é operada pela ViaPorto (formada pela Barraqueiro, Arriva, Keolis e Manvia), contrato que cessa em abril de 2018.

SYSM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.