Associação exige suspensão de revisão do regime jurídico de centros de saúde

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 jun (Lusa) - A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reclamou hoje a suspensão do decreto-lei que faz algumas alterações ao regime jurídico que regula o funcionamento dos centros de saúde, invocando "graves incoerências e respostas pouco adequadas".

A revisão do regime jurídico das unidades de saúde familiar entrou em vigor na quinta-feira.

O diploma mantém uma determinação de uma legislação anterior, a de que a população inscrita em cada centro de saúde não deve ser inferior a 4.000 utentes, o que, para a direção da APMGF, é um limite mínimo incompreensível, porque "agrava as iniquidades na qualidade e no acesso a cuidados de saúde ao longo do território nacional, sobretudo entre as regiões do interior e do litoral", e "esquece as condições sociodemográficas da população".

Em comunicado, a associação refere que o decreto-lei ignora "a definição de um limite máximo de unidades ponderadas por médico de família", permitindo "impor listas de utentes de dimensão exagerada para a garantia do rigor do ato médico e segurança do doente e dos profissionais".

Na nota, a direção da APMGF acrescenta que pediu uma audiência ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, visando "a correção dos erros técnicos e das incompreensíveis opções políticas".

ER // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".